Crítica: Holocausto Canibal

Ontem, eu e Lívia assistimos ao polêmico filme Holocausto Canibal.
Só pra dar uma contextualizada, o filme é de 1980, realizado pelo doentio Ruggero Deodato, um italiano que parece possuir traços de sadismo, tamanha crueldade retratada no filme.
A história é narrada com um tom de documentário, onde acompanhamos um professor de antropologia, com a ajuda de mais 2 pessoas, indo até uma tribo resgatar um grupo de jovens que foram realizar uma pesquisa documental sobre os costumes e tradições de tribos indígenas canibais da Floresta Amazônica e acabaram não voltando. Lá, o professor é recebido com hostilidade e, após ganhar a confiança dos índios, consegue recuperar os filmes que os jovens tinham feito durante sua estadia na tribo.
Essa é a premissa do filme. Seria até interessante, caso não fosse tão brutal e crua.
Talvez, na busca de um suposto realismo, o diretor tenha preferido optar por planos mais longos, com poucos takes (baixo orçamento?) e muita improvisação por parte dos atores. Porém, o tiro saiu pela culatra. O resultado final é pobre, com atuações sofríveis e personagens mal desenvolvidos. Além do mais, o retrato dos índios sul-americanos é um tanto quanto estereotipado e infiel, mostrando-os como burros, sem nenhuma noção de modos ou organização social. São tratados como selvagens, quase como pertencentes à idade da pedra (quem garante que os Neandertais eram assim?). Os cenários são precários, além da brutalidade exagerada. Inclusive, animais foram realmente mortos nas gravações, o que deixa os puristas com a pulga atrás da orelha.
A brutalidade retratada é uma tentativa de nos fazer pensar: quem é mais selvagem, o homem "civilizado" ou os índios com sua cultura primitiva? Essa filosofia funciona até certo ponto, quando somos capazes de ignorar o "espetáculo" visual e analisar o filme de maneira mais profunda. Porém, o filme em si é bem raso, e não nos dá oportunidade de pensarmos nele como uma obra feita para se pensar. Afinal, muitas cenas de estupro, morte e agonia nos são jogadas no colo, e a bomba está armada.

Enfim, é um filme que vale a pena como passatempo, ou pra impressionar os amigos. Mas não é uma recomendação.

Ponto forte: O empenho com que as cenas de morte são feitas
Ponto fraco: O filme quase todo

Nota final: 3 / 10


























Holocausto Canibal
(Cannibal Holocaust, 1980)
Direção: Ruggero Deodato
Gênero: Terror / Gore / Falso Documentario
Origem: Italia / Colombia
Duração: 90 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário