Lista: Os Melhores de 2010

Como é moda na internet, vou fazer uma lista com meu top 10 desse ano, aproveitando que hoje é o primeiro dia de 2011 (já começamos bem: eu e a Lívia assistimos Enterrado Vivo; a crítica sai esses dias).

Atenção: Os filmes a seguir não são necessariamente de 2010. Eles podem ser de outros anos, mas eu ASSISTI nesse ano.

Então, vamos lá:



10°: Atividade Paranormal 2 (2010)



O filme mais esperado por mim no ano inteiro. A injeção de orçamento (mas nem tanto) fez bem para a série, que se apresenta com uma melhora significativa com relação ao primeiro. Porém, no enredo, é inferior ao original. Os sustos estão vertiginosos, e o clima de tensão é inigualável. Assustador, tenebroso e impressionante. Valeu a espera: é demais.



9°: Across the Universe (2007)

























Esse é uma beleza. Literalmente. Encantador, emocionante, inesquecível... A melancolia e o clima psicodélico desse musical me passam sentimentos novos. Dá vontade de amar (Lívia que me mostrou; obrigado, neném), de cantar, de ouvir Beatles. Confesso que não gostava muito da banda, muito menos de musicais. Mas esse me fez mudar de opinião. Vale o lugar na lista.



8°: De Volta Para O Futuro (1985)

























Filme divertido demais, foi outro que a Lívia que me chamou pra assistir. Adorei; brinca com a viagem no tempo com muita destreza, tema esse que é complicado e cheio de furos. Contém inúmeras referências a cultura pop, como a música Johnny Be Good, a marca de roupas Calvin Klein, entre outros. Impossível não lembrar da cara de maluco do dr. Brown. Recomendado.


7°: Bastardos Inglórios (2009)



Personagens memoráveis fazem deste uma grande aquisição para essa lista. Cristoph Waltz (vencedor do Óscar de Melhor Ator Coadjuvante) como o "Caçador de Judeus" está maravilhoso, assim como Brad Pitt (Aldo Raine), caricato como deve ser. Há também a francesinha blasé, o judeu perseguido, o americano patriota, o alemão engomadinho... O desfecho é épico, modificando a história de acordo com a visão do Mestre Tarantino. Ponto pra esse filho da mãe.



6°: Kick Ass (2010)



Filme violento, realista, chocante e incrivelmente divertido. As cores entram em contraste com a análise social do longa, bem atual. É impressionante ver o treinamento da Hit-Girl, como seu pai faz dela uma assassina fria e insensível. Procura diversão despretensiosa? Saia daqui. Procura um bom filme que mistura realidade e fantasia? Assista. Recomendadíssimo.



5°: 500 Dias Com Ela (2009)




Com a personagem mais linda, carismática, apaixonante, estranha, enigmática e viciante dessa lista, 500 Dias Com Ela é um filme pra ver e rever. É quase um drama comum, com a exceção de que a história não é linear, prendendo nossa atenção do início ao fim. Assista e tente não se apaixonar pela Summer. Destaque pra parte onde ela canta uma música do The Smiths dentro do elevador, e pra parte da festa, onde, com a tela dividida, vemos expectativa e realidade. Pobre Tom.  Saiba que não foi o único a cair de joelhos perante tal figura.



4°: Up - Altas Aventuras (2009)





Ah, Pixar, Pixar... Minha animação preferida, de todos os tempos. A história do Sr. Fredericksen é de partir o coração. Perceba como, aos poucos, vamos experimentando um turbilhão de sentimentos logo nas primeiras cenas do filme. Rimos, choramos, torcemos, nos decepcionamos... Isso pra mim que é cinema: emoção. Amo, amo, amo o Dug. Adoro o Kevin. Quero um Russel pra mim, e um vovô tão legal quanto o Sr. Fredericksen (Chico Anísio na dublagem nacional). O que seria de mim sem Up?



3°: Star Trek (2009)




Esse me surpreendeu. Não posso comparar essa versão com as antigas, uma vez que confesso que nunca fui fã da série (pseudo-nerd). Porém, a obra em si é espetacular. Dotada de um ritmo empolgante, cenários e efeitos sensacionais, além de personagens memoráveis, a obra de J. J. Abrams (Lost) acerta em todos os pontos. Uma parte que me chamou a atenção foi uma sequencia onde Kirk, ainda criança, rouba o carro do padrasto e "voa" pelo deserto. Nunca uma música foi tão bem utilizada quanto Sabotage, dos Beastie Boys, aqui. De tirar o fôlego.



2°: O Senhor dos Anéis (2001, 2002 e 2003)




Esse é outro que nunca fui fã, até realmente sentir vontade e curiosidade pra ver. Me arrependo amargamente por não ter prestado atenção nessa saga incrível. Tudo que cerca esse filme é maravilhoso. O elenco, os efeitos, a história... até a vestimenta das personagens me deixou encantado. Repare na diferença de Gandalf, O Cinzento para Gandalf, O Branco. Demais, incrível, soberbo, estonteante. Assista e veja do que estou falando.




1°: Toy Story 3 (2010)




Não poderia ser diferente: Toy Story 3 veio pra fazer história. Conclui a saga, iniciada em 1995, de maneira emocionante e divertida. Até o cara mais macho do mundo vai parar e se encantar com o desfecho. Com o tom ideal de nostalgia, mas sem depender dos outros filmes da saga, nos apresenta novos personagens memoráveis, além de conter as piadas bem sacadas que são marca da série.  Pra crianças, adultos, velhos, gays, heteros, burros, inteligentes, cegos... O filme perfeito.




Menções honrosas: Avatar (2009); Cloverfield (2008); Resident Evil: Recomeço (2010); Wall-E (2008); Scott Pilgrimm vs. O Mundo (2010)





Marco Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário